segunda-feira, 3 de junho de 2013

DEPOIMENTOS DE LEITURA E ESCRITA

Nair R. N. Boni


O professor Nilson José Machado pontua: que a escrita não é um luxo,  animais comunicam-se oralmente, a peculiaridade do ser humano reside na escrita e, precisamos ler para compreender o mundo.
De maneira geral, as personalidades indicadas para o desenvolvimento desta atividade dizem que as leituras além de nos deixar mais bem informados liberam sensações das mais variadas. Para Marilena Chauí, as leituras fazem compreender a nós mesmos e aos outros e, até a realidade. O pintor Newton Mesquita, através da leitura, viaja e descobre o mundo, aprende bastante. Nina Horta retira dos livros as suas referências. Antônio Cândido diz que a literatura desenvolve em nós a quota de humanidade a medida nos torna mais compreensivos e abertos.
Eu também senti a transformação em minha vida a partir de quando me conscientizei da necessidade da prática de leitura.
Em meus primeiros anos de escola, a redação era solicitada a partir da exibição de uma gravura que o professor pendurava na frente da lousa e pedia para produzir uma composição sobre: "Um convescote", "Um dia na fazenda", entre outras imagens que já não me lembro mais. Diante disso, presume-se a escassez de recursos didáticos da época.
Sempre vivi distante dos meus avós, mas um tio do meu pai supriu essa ausência. Todas as vezes que ia à sua casa, eu lia histórias que eram finalizadas com uma lição de moral. Após ouvir, ele acrescentava seus comentários passando ensinamentos para uma boa vivência.
Naquela época, a distribuição de livros e revistas não era feita com a mesma intensidade dos dias atuais. Quando era adolescente, eu lia fotonovelas românticas em quadrinhos. Eu não tinha o hábito da leitura, lia muito pouco ou quase nada, porém percebi que ao falar, faltavam-me palavras.
Profissionalmente, pedia ajuda para os colegas de trabalho para redigir memorandos na empresa que trabalhava. Então, percebi que deveria mudar essa realidade, comecei  a ler alguns livros. Em consequência, passei a articular melhor as palavras. Hoje, consigo expor minhas ideais de forma simples, mas com facilidade. Portanto, quem lê, tem mais habilidade para escrever e até para falar.

Marli Cova 


Meu incentivo pela leitura e escrita começou nas séries iniciais e também em casa com papai e mamãe sempre que podiam mesmo de uma  maneira humilde colaboraram  na minha educação.Mamãe me colocava para escrever cartas para vovó e papai colocava eu para ler as passagens bíblicas nas orações antes das refeições,isso marcou bastante,pois,sempre recebia elogios para incentivar ainda mais.
Logo mais tarde na 5º série encontrei a profesora Gilza de Língua Portuguesa que me apresentou a coleção Vagalume,me lembro que ela deixava sermos protagonistas fazer nossa própria escolha de livro e depois como devolutiva ela pedia  para narrarmos a história.
Com a leitura nos expressamos melhor e escrevemos melhor, a leitura nos leva para uma viagem e segundo "Marilena Chaui" "Um livro é um mundo porque cria mundos ou porque deseja subverter este nosso mundo".

Rosemeire  M. Storto dela Bandera

Oi pessoal, fiz a leitura de todos os autores propostos, mas os que eu mais me identifiquei foram:
Antônio Candido, pela sua fala, “a leitura desenvolve em nós a cota de humanidade”.
Gabriel Pensador quando jovem não gostava de escrever, mas depois descobriu seu dom, e a pessoa que mais contribuiu para desenvolver suas habilidades leitoras e escritoras foi  sua avó.
Marilene Chauí, em seu depoimento fala “descobrir nossos próprios pensamentos e nossa própria fala graças ao pensamento e a fala de outro".
Em todos esses depoimentos observei a importância da leitura e a necessidade de ler, por sua maneira de escrever e transmitir em poucas linhas algo que seja muito proveitoso para mim.
Na minha infância, morava no sítio ,onde estudei nas séries iniciais, me lembro que quando a professora de língua portuguesa indicava um livro para ler, que seria nota mensal, organizávamos para ver quem iria comprá-lo ou comprava já usado de outro aluno, ia lendo e passando para outro amigo, pois naquela época não tínhamos tal facilidade como nos dia de hoje.
Meus pais não tinham estudos mas incentivavam muito a leitura, pois na sua época reuniam-se no quintal para contar histórias.
Todos os livros que li sempre me envolvia na história, e acaba chorando, parecia que estava acontecendo de verdade.Um livro que me marcou muito foi Vidas Secas de Graciliano Ramos.Como professora de matemática a leitura e a escrita são indispensáveis e caracterizam o modo de ser, de raciocinar e de interagir com o mundo. Acho que através da leitura e da escrita podemos fazer maravilhosas viagens.

Ricardo Auriema

       Um bom leitor , nasce um grande escritor.
       O hábito da leitura nos traz possibilidades para abrirmos as  portas para a nossa vida , melhora o vocabulário , conhecimento ,  sabedoria e até mesmo as grandes conquistas são feitas de grandes  ideias através deste  conhecimento, tudo isto é adquirido com a  leitura.
    A leitura nos permite chegarmos até o infinito e trazer a nós aquilo que almejamos. A imaginação só é possível quando é exercitada, e só exercitamos através da leitura e escrita .
   Com a  leitura  tornamos   críticos, coerentes e cultos .Possibilita    subirmos  os degraus que jamais almejaríamos.
      O Hábito de ler torna-se  interessante em qualquer ambiente para um  diálogo construtivo, nos traz conhecimentos , atualidades e oportunidades de conhecer e saber o que dizemos.
      O meu gosto e prazer para leitura veio do meu pai que nos incentivava comprando coleções de enciclopédias e livros  com uma encadernação maravilhosa e permitia  que eu sentisse importante , quando  mais  eu lia, mais as  pessoas se  interessavam  em conversar comigo. Descobri então que através da leitura  eu poderia  ter várias  informações e  oportunidades de diálogos com pessoas de diferentes ideias e conseguir aprofundar –me em qualquer assunto.
     Com o passar do tempo , fui descobrindo o quanto era importante  para a minha profissão e para a vida , estar sempre atualizado e prender a atenção das pessoas de acordo com a necessidade da ocasião. A maior satisfação é saber  que correspondemos as expectativas das pessoas  com um bom diálogo e também respeitamos suas opiniões, sendo também bom ouvinte.

Roseli Delmore Clemêncio



A minha experiência com a leitura não foi muito boa, pois tive uma professora muito brava que marcou a minha infância. Toda vez que eu fazia uma leitura  e errava alguma palavra ela chamava a minha atenção em tom alto e bravo. Isso fez com que eu tivesse muito medo de ler em público, "traumatizou-me". E por sua vez em minha casa não havia o hábito de leitura.Sempre gostei muito de conversar e participar de todas as atividades curriculares (danças, teatros, gincanas etc...), mas quando partia para a leitura sempre me sentia amedrontada. 
Quando fiz o curso do magistério tive que começar a praticar a leitura, pois tínhamos que ler muitos livros e preencher uma ficha referente aos livros lidos, além de apresentar aulas expositivas. Ao terminar o curso, optei pelas exatas, sabe por que? Pensei que não iria precisar ler muito, que ilusão!
Hoje, em minha prática pedagógica percebo e ressalto aos meus alunos a importância da leitura.

Miguel Rodrigues da Costa

Meu envolvimento com a leitura,apesar das dificuldades com material,se deu cedo pois minha professora da 3ªsérie, D. Olívia sempre incentivava e cobrava tal hábito.Meu maior contato com a leitura se deu através dos gibis,principalmente do "TEX". Após ingressar na 5ªsérie tive contato com os livros da série vaga-lume adorei,e li muitos livros dessa coleção. Porém, no 1°colegial afastei-me da leitura, principalmente porque era obrigatória a leitura de livros do "Romantismo" para realizar trabalhos e, além de ver a leitura apenas como um dever e não um prazer, não me identificava com a linguagem (narrativa). Dei trabalho!    
No 2ºcolegial,minha professora de LP, Roseli,apresentou-me escritores de outros estilos como Jorge Amado, José Lins do Rêgo entre outros. Voltei a me apaixonar pela leitura mesmo porque conseguia "encaixar-me" na história narrada e enquanto cursava a faculdade de Ciências e Matemática, em Dracena.     Eu  li a coleção completa de o Tempo e o Vento de Érico Veríssimo.Por isso, entendo que,  em Matemática, e de fundamental importância conseguirmos adaptar o contexto histórico e resolutivo no cotidiano dos nossos alunos.

Um comentário:

  1. Pessoal todos vocês estão de parabéns,estamos chegando lá.
    Abraços!!!!

    ResponderExcluir