segunda-feira, 17 de junho de 2013

PLANO DE AULA

Tema: Ângulos e Polígonos
Público alvo: 7ª série/8º ano
Período: 3º bimestre
Conteúdo: Ângulos: congruentes, adjacentes, complementares, suplementares e opostos pelo vértice e, soma dos ângulos internos de um polígono por meio de triângulos.
Duração: 4 aulas (ou mais).
Objetivos: Compreender ângulos e suas relações em um triângulo qualquer.
Justificativa: O aluno deverá reconhecer a semelhança entre figuras planas, a partir da congruência das medidas angulares e da proporcionalidade entre as medidas lineares correspondentes e, reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não retos.
Procedimentos: Para que o aluno construa o conceito de ângulos, iniciaremos com uma narrativa extraída o livro "A leitura do céu", pois essa leitura leva o aluno a viajar no passado, onde a caça, a colheita, as rotas do deserto e a navegação envolvem astronomia e astronomia envolve a geometria. A geometria é sem dúvida a primeira ciência construída pelo homem e, na astronomia os ângulos são elementos básicos para todos os estudos.
Iremos também, desenvolver uma atividade com o mosaico, que leva ao conhecimento teórico de conceitos como ângulos, polígonos e simetria, além de apresentar uma aplicação prática da geometria.
Em seguida, passar a resolução de situação problema visando: a constatação dos ângulos e suas somas internas e externas em figuras concretas; construção de retas dentro dos polígonos;  classificação dos triângulos e dos ângulos; comprovação das hipóteses levantadas em relação a soma dos ângulos; resolução de exercícios através de análise de figuras; propor aos alunos atividades na sala de informática desenvolvendo atividades com os softwares.
Ainda, trabalhar situações problemas que envolvam triângulos semelhantes, identificando ângulos congruentes, reconhecendo e justificando a congruência em triângulos com base na nomenclatura conceito ( O.P.V, alternos internos, alternos externos, colaterais, correspondentes). Abordando ainda a congruência dos ângulos formados por retas paralelas cortada por uma transversal e a soma dos ângulos internos de um triângulo.
Recursos materiais e tecnológicos: Papel quadriculado, cartolina para construção de figuras planas, esquadro, régua, transferidor, papel, tesoura, sala multimídia, livro didático e caderno do aluno.  Caderno do aluno 8º ano - 3º bimestre,  softwares: geogebra e cabri.
Avaliação: Contínua, formativa e diagnóstica por meio de constante observação sobre o que os alunos sabem e o que não sabem para propor novas estratégias. Verificar a participação e envolvimento do aluno durante as aulas na resolução de atividades individuais e coletivas propostas.
Recuperação: Serão feitas intervenções continuas pelo professor da classe em parceria com o professor auxiliar através de análise de atividades práticas individuais e coletivas.
Bibliografia: Caderno do Professor 8º ano - 3º bimestre,
"A leitura do céu" apud in O astrolábio. Revista Superinteressante. São Paulo, Ed. Abril, ano 3 nº 1, julho de 1989;
Livros didáticos:
A conquista da matemática, 8º ano, José Ruy Giovanni Júnior, Benedicto Castrucci;
Matemática e realidade, 8º ano, Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, Antonio Machado;

2 comentários:

  1. Nair e todos os colegas o plano ficou ótimo,parabéns a todos pelo trabalho em equipe.

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  2. Marli, agradecemos a colaboração. Foi um prazer ter você como membro do Grupo 4. Até uma próxima oportunidade.
    Um abraço.

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